Economista gonçalense tem artigo científico publicado em jornal da Inglaterra

Uma estreia e tanto. O economista Matheus Peçanha, de 28 anos, pôde pela primeira vez ter um artigo publicado em periódico científico. O que torna essa estreia ainda mais interessante e de grande valor para o gonçalense, é que a pesquisa foi publicada pelo jornal mundialmente renomado, o Journal of Economic Studies, da Inglaterra.

O trabalho foi sendo amadurecido desde março de 2019, quando Matheus fez sua dissertação de mestrado. Para isso, o economista precisou mudar a direção do que pretendia seguir profissionalmente.

“Durante a graduação eu estava buscando me especializar na área de economia da educação e também em estudos de desigualdade social. Mas durante o mestrado, eu fiz o propósito de me especializar profissional e academicamente para poder contribuir em São Gonçalo”, explicou o economista formado pela UFF (Universidade Federal Fluminense)

Com isso, Matheus decidiu que sua principal área de atuação e pesquisa tanto para a dissertação de mestrado e posteriormente do artigo seria sobre qualidade da gestão fiscal nos municípios brasileiros e seu impacto do desenvolvimento econômico. Para realizar o trabalho, o jovem utilizou dados dos 5.568 municípios brasileiros.

Amparado pelo seu orientador, que segundo Matheus, é o pesquisador com mais publicações na área de economia do Brasil, o jovem conta como foi o processo de submissão do artigo.

“Para quem conhece os trâmites dessas publicações científicas, sabe que não foi um processo simples. A gente submeteu a pesquisa lá no começo de 2019, assim que eu terminei o mestrado. Foram umas três ou quatro rodadas de revisão e no começo do mês passado, em 01/07 exatamente, foi aceito para publicação”, disse.

Sobre o sentimento de ter o artigo aceito, Matheus brincou: “Foi uma alegria enorme! Quando eu recebi o email de aceitação foi quase a mesma felicidade de quando o Flamengo foi campeão da Libertadores (risos). Para mim representou um passo muito grande na jornada acadêmica”.

Os interessados em ver o artigo, devem clicar aqui e procurar o economista no Instragram ou Twitter para pegar a senha de acesso.

Deixe uma pergunta ou um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s