Aprendiz de Carequinha, palhaço Pic-Caramelo completa 42 anos de carreira

“Eu sempre tive um grande sonho de ajudar a transformar o mundo, de fazer um lugar melhor com a arte de fazer sorrir, no mundo que tanta gente faz chorar”. Um desejo de criança que se tornou real. Jorge Henrique, de 59 anos, mais conhecido como palhaço Pic-Caramelo iniciou sua vida artística aos 13 anos após assistir a apresentação dos palhaços Bonifácio e Baiaco, no Circo Cacique, onde residia em Pacheco. No entanto, apenas com 16 anos que Jorge se reconheceu como artista. 

Morador de São Gonçalo desde 1969, o palhaço começou a se apresentar na igreja do bairro em que morava e a partir disso foi contratado para festas e eventos particulares da região, além de se apresentar em escolas. Com o passar do tempo, Pic- Caramelo se tornou amigo do palhaço Carequinha com quem dividiu conselhos, experiências e aprendeu seus principais passos como artista circense, como por exemplo, a maquiagem específica para palhaço. 

Prestes a fazer 42 anos na arte circense, atualmente, Jorge traz em seu show outras vertentes além do palhaço Pic-Caramelo. Segundo o artista, o espetáculo conta com o palhaço paçoquinha, mágica, brincadeiras, além da apresentação de ventríloquo com o boneco Vicentinho. 

Hoje morador do Jardim Catarina, Jorge Henrique já teve a oportunidade de coordenar, por quatro anos, como superintendente de circo a Lona Cultural Lídia Maria da Silva, conhecida pelos moradores como coração cultural da comunidade. 

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, Jorge é mais um artista impossibilitado de trabalhar com seu público. Por isso, atualmente ele continua seguindo com seu projeto literário, criado em 2011, intitulado Aquarela de Leitura. Antes da quarentena, Jorge visitava escolas gratuitamente e realizava contações de histórias vendendo os livros a preços acessíveis. Hoje com a pandemia, o artista realiza as vendas de forma online.

Deixe uma pergunta ou um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s