Fundado pela professora Yonara Costa de 45 anos, o projeto Escritores Vivos realiza a 15ª edição no próximo dia 04 de julho. O convidado da vez é o escritor Erick Bernardes, com o livro Cambada que conta histórias de São Gonçalo através de crônicas. Criado em janeiro de 2018, a iniciativa tem como objetivo homenagear e valorizar escritores de São Gonçalo ou que tenham alguma relação com a cidade.
“A ideia é justamente valorizar os escritores que estão vivos, acho isso muito significativo. A gente só valoriza o clássico e não os que ainda estão aqui. Não damos notoriedade para quem está do nosso lado, então além de valorizá-los, a gente valoriza também a nossa terrinha”, disse.
Criado em parceria com o Bistrô D’Avó, onde ocorrem todas as edições, Yonara conta que a maior motivação para a criação do projeto veio a partir da sua própria leitura e a necessidade que ela sentia em debater com alguém a respeito de determinado livro. Como não encontrou um lugar que se adaptasse, fundou o projeto.
As edições contam com temas e formatos diversos, entre contos, romances, poesias, livros infantis, mangá, entre outros. A próxima edição será uma oficina de contos eróticos voltada apenas para mulheres. O evento acontece uma vez por mês no Bistro D’Avô localizado na Rua Eduardo Vieira de Sousa, nº 122. Ao lado do Rodoshopping.
No entanto, como todo estabelecimento, o local pode funcionar com apenas 30% da capacidade devido à pandemia do novo coronavírus. Por isso, o debate será transmitido ao vivo pelo Instagram @yonaracostauerj, pelo Facebook Bistrô D’Avó e também pelo canal do bistrô no Youtube.