‘Por todas nós’: Conheça o coletivo que empodera e alfabetiza mulheres no Jardim Catarina

Um sonho antigo que saiu do papel. Assim que a estudante Lorrayne Muniz, de 17 anos, classifica o coletivo “Por todas nós”, organização que busca empoderar mulheres do Jardim Catarina através da educação. De acordo com a estudante, a ideia de criar o coletivo se fortaleceu quando ela participou de um aulão temático do Pré-vestibular Comunitário Nós por Nós sobre feminicídio, no Centro Cultural do Jardim Catarina(CCJC).  

Fundado em janeiro deste ano, a organização atende mulheres de todas as idades e busca prestar apoio psicológico para mulheres que sofrem ou já sofreram violência doméstica, além de alfabetizar, e com rodas de conversa plantar esperança e empoderar as integrantes do coletivo para que elas possam seguir em frente com suas metas. 

Moradora do Jardim Catarina desde a infância, Lorrayne traçou como objetivo a criação do coletivo primeiramente por causa de suas vivências pessoais. Além de ter vivenciado de perto a violência doméstica, sua avó, uma das suas principais influências, se viu obrigada a largar cedo os estudos para se dedicar a casa e criar os filhos, portanto, não se alfabetizou.

“Meu objetivo no coletivo é mostrar para as mulheres que elas podem estar no emprego que quiserem, elas podem estudar independente da idade, que elas têm força para construir a própria vida. A história da minha vó me inspirou a criar o coletivo justamente porque ela é uma mulher que parou de estudar por conta dos filhos e o sonho dela era ser professora. Também falo para ela que ainda dá tempo. Quero mostrar para essas mulheres que elas são capazes e que tem gente para poder ajudar”, afirmou a fundadora.

Atualmente, o coletivo não possui apoio financeiro de nenhuma instituição ou órgão público e funciona apenas com doações de moradores e também das próprias organizadoras. Quem quiser saber mais, basta pesquisar no Instagram e Facebook @coletivoptn

Deixe uma pergunta ou um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s